domingo, 13 de janeiro de 2013

para minha tribo daqui do blog





 
 
 
 
 





1.

uma fonte une poetas,
alimenta moinhos,
movimenta monjolos,
e se der sorte, traz à luz

um poema de vento
ou de água 
ou de fogo, essa fonte,
ferro incandenscente de marcar cavalos,
seu nome: desassossego

2.
cavalo marcado em brasa,
inserido à força na manada ganha rédeas,
a não ser que se rebele, corcoveie, fuja
(para onde?)


marcado pelo desassossego,
o poeta,
rebelde de nascença, inconformado,
nasce sentindo-se à parte,
mas queira ou não, mesmo sem pertencer
é parte do rebanho


porque ser poeta não é ser louco,
nem tampouco ermitão,
o poeta, ao mesmo tempo,
estrangeiro e gregário,
quer compartilhar, quer leitor (es)


se o poeta, ser estranho
no seio do rebanho,
não pertence,

solitário lobo uivando
nas estepes da poesia.

3.

desaparece a inspiração,
período da entressafra,
quando parece, nada mais irá brotar

ainda assim me recuso a esquecer a sina,
ser poeta, minha benção,
minha maldição.

e eu que tanto brigo,
na poesia sou à baila,
a mercê das mercês,
que pelas bençãos, existem.

4.

se hoje é domingo, e amanhã será segunda,
como se domingo fosse a primeira... e seria?
não sendo assim linear nem há primeiras,
e hoje domingo, tempo de devassidão e embriaguez,
eras de fernando pessoa e guimarães rosa


e embora hoje seja eu escuridão,
me agarro à clarice,
raio da lua perdida
nos vapores da cidade


e então, me afirmo lunar,
nesta invernada lispector do verão


5.

sendo lispector e clarisse,
sou pessoa e guimarães,
sou ninguém


7 comentários:

  1. Que belíssimo texto! Soube exprimir divinamente a condição do poeta.Clarice, uma luz!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. começar meu dia lendo Clarice..
    aqui no teu blog que tanto me encanta..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  3. Que belo como tudo de Clarice,Eliane.

    E poetar é isso mesmo! Ela sabe colocar em seus poemas a realidade:quem escreve e ama o que faz poetisa tudo!

    Linda semana,amiga!


    Bjs

    Donetzka

    ResponderExcluir
  4. Caríssima. Estava com saudades tuas e qdo abri tua página e li teu post comecei a sorrir. Não, nada relacionado a redução... Foi um sorriso de surpresa e encantamento... Um bom abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Chamou minha atenção as palavras: Vento, fogo e água. E pensei: E a terra?

    Mas é certo que a Terra tudo engloba.
    Até chão que as patas do cavalo pisoteiam...

    ResponderExcluir
  6. Cesar, Gostei muito do comentário aqui no blog, e pensei junto com você, "é mesmo, faltou a terra"... E precisamos tanto dela, não é? O chão onde pisamos. Poetas criam "chão", lugares, mundos, não é? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Queridos blogueiros, Guaraciaba, Sol,Donestka,Jaime, Cesar, é muito bom ter você aqui. Abraços

    ResponderExcluir