segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pessoas nas cidades do milênio rogam humanização

Medianeras
Filme argentino, direção de Gustavo Taretto.


           O filme começa mostrando a falta de planejamento urbano em Buenos Aires. Tanto apartamentos gigantescos, como cubículos, onde o sol nunca entra.  Nas cenas inaugurais aparece um acidente de carro, alguém é atropelado, talvez uma mulher, ou não. A história contada que sabemos a seguir é a de um cachorro que se suicida, pulando do sétimo andar, onde ficava preso em uma sacada minúscula.

Medianeras, o narrador nos conta, são paredes “mortas”, sem janelas ou qualquer outra função. Depois de assistir ao filme andei olhando ao meu redor paulistano, e não sei se temos Medianeras aqui, em São Paulo. No filme sim, o que lhe dá o título. A personagem feminina morava no mesmo quarteirão que o homem que buscava sem conhecer, sua bíblia, o livro desenhado com muitas personagens, “Procurando Wally”. AO mulher e o homem um de frente para o outro, viviam auguras, desencontros, e buscas e anseios.  Simultaneamente, ainda sem se conhecerem pessoalmente, um e outro abrem uma janela “na medianera”.  Uma revelação, o sol que ficava de fora, entra nos apartamentos, ou melhor, na moradia, na casa de cada um deles.

Conversam pela internet, um mais ou menos se descreve ao outro. E na vida real, numa manhã, olhando pela janela recém aberta, a moça avista, quem? Wally, o homem buscado. O filme é importante.


3 comentários:



  1. Pasa un grato fin de semana…

    Envolviendo sentimientos
    en suaves telas de terciopelo
    para elevarlos al universo
    entre nubes de caramelo.

    Un beso al viento

    María del Carmen

    ResponderExcluir
  2. A mulher
    é a deusa mãe
    de toda criação.
    Única,
    distinta,
    completa,
    e a mais bela
    de todas criaturas...


    Poeta Francis Perot

    8 de março dia internacional da mulher...
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Cara. Não vi o filme, mas a narrativa é nossa e de todos os dias. Viver é a ditadura do aprender, na maioria das vezes entre paredes... Isto cansa e a posição de CBendit era próximo de: Vamos destruir nossas medianeiras...
    No mais, o que importa é a saudade que tenho dos teus arquétipos( bonequinhos) e do teu sorriso.
    Um bom abraço.

    ResponderExcluir