sábado, 29 de maio de 2010

Corpo de artezã





Quando pinto e bordo ou faço artes percebo no meu corpo um tempo
sem pressa.

Meu corpo então, me lembra o da vovó Sinhá, com uma agulha na mão. Meu rosto é o rosto dela. Meus pensamentos os dela. Penso muito no meu povo, na minha família, sou ela bordando e devaneando.

_ O avesso do bordado tem que ser limpo como o lado direito _ Vovó dizia.

Quando bordo preciso do corpo escarranchado, solto, relaxado; minhas pernas se abrem, os pés se apoiam no chão, palmas plantadas.

As mãos dançam __________ a direita de um jeito, a esquerda de outro. Os olhos olham as mãos, não o olhar em foco, mas o olhar amplo e periférico da meditação, aquele olhar que temos para o horizonte.

Mexo com músculos finos que nunca mexo. Depois sinto dor nestes músculos, e a dor me ajuda a reconhecê-los.

Tenho vontade de fazer o que faço.

Babo o fio pra enfiar na agulha.

Agora, neste momento meu rosto artezão é o meu rosto, solto, relaxado. (Hoje mais cedo no trânsito entre minha mãe e minha irmã, meu rosto estava endurecido).

Quando faço arte, a memória está no presente e retrocede. Lembranças muito antigas da casa de minha avó. E há também uma memória prospectiva: fazer o que ando fazendo pintar, desenhar, bordar, fazer artes _ me projeta num tempo do espanto _ como posso fazer o que não sabia que podia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário